quinta-feira, 14 de março de 2013

Projeto ‘Xangô Rezado Alto’ celebra diversidade religiosa

Lideranças de pelo menos 40 comunidades tradicionais de matriz africana já confirmaram presença no cortejo cultural marcado para o próximo dia 21. O anúncio foi feito durante reunião dos representantes religiosos com a coordenação do projeto ‘Xangô Rezado Alto’, nesta quinta-feira (14), no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

O encontro serviu para definir detalhes acerca da programação do evento. Segundo o diretor geral do projeto, Julien Costa, um cortejo cultural com membros das comunidades de terreiro sairá da Praça Dom Pedro II, às 14h. O grupo seguirá pela Praça Zumbi dos Palmares e seguirá até a Praça Sinimbu, onde um palco estará armado para apresentações artísticas.

Na Praça Sinimbu será a vez das apresentações dos grupos de Afoxé Ofá Omim e Odô Iyá; do Projeto Inaê; Gifá Lomim; Coletivo AfroCaeté; Corte de Airá; Grupo de Coco Bongar; e do cantor pernambucano Jorge Riba, que encerra as atividades do dia.

O projeto

O projeto ‘Xangô Rezado Alto’ é uma realização da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em parceria com a FMAC, e integra as ações do Programa Juventude Viva em Alagoas. A iniciativa celebra a memória do episódio histórico que ficou conhecido como ‘Quebra de Xangô’ – quando, em 1912, as casas de cultos afrorreligiosos de Maceió foram destruídas.

Segundo o reitor da UNEAL, Jairo Campos da Costa, o projeto integra a missão institucional da Universidade de proporcionar a discussão acerca da luta das minorias e promover sua inclusão não apenas no debate acadêmico, mas no cotidiano da sociedade.







Texto: Clarissa Veiga (ASCOM FMAC)
Fotos: Keyler Simões


Nenhum comentário:

Postar um comentário