domingo, 15 de abril de 2012

Ministério da Cultura lança Programa Pontos de Leitura Afros

O Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), lançou na última quinta-feira (12/4), no Rio de Janeiro, o Programa Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil.



O projeto é uma ação transversal dentro do MinC e conta com apoio da FBN – através do Programa Livro, Leitura e Literatura e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) – e da Secretaria de Cidadania Cultural.



Serão lançados dez Pontos de Leitura Afros em todo o país, dois em cada uma das cinco regiões brasileiras. O programa conta com um acervo suplementar composto por mais de 600 livros relacionados à cultura de matriz africana, além do Kit tradicional dos Pontos de Cultura, que contém 650 livros, mobiliário para sala de leitura, um computador e impressora.

Os dez primeiros Pontos serão instalados no Amapá, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.



A Secretaria de Cidadania Cultural do MinC vai apoiar o programa com R$ 300 mil, que serão aplicados no trabalho de produção e registro da memória destas comunidades. A pesquisa será realizada pela equipe do SNBP, da Fundação Biblioteca Nacional, que visitará todas as localidades para obter informações. O resultado do trabalho será incorporado ao acervo dos Pontos de Leitura. A SEPPIR/PR vai financiar a compra do acervo temático, no valor de R$ 200 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário