quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ministra da Igualdade Racial vem a Alagoas assinar Termo de Compromisso


 A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, vem a Alagoas nesta segunda-feira (23) para cumprir agenda de trabalho. No Estado, a ministra e o governador Teotonio Vilela Filho vão assinar do termo de compromisso para ações integradas nas comunidades quilombolas. O ato vai ocorrer às 9h30 no Palácio República dos Palmares e contará com a presença da secretária de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born.

O termo de compromisso é voltado áreas de acesso à infraestrutura e qualidade de vida, desenvolvimento local e qualidade de vida, inclusão produtiva e direitos e cidadania. Serão priorizadas as comunicadas quilombolas mais pobres e as ações deverão ser desenvolvidas pela Seppir e Casa Civil da Presidência da República em conjunto com 25 órgãos federais.

Após a assinatura do termo, a ministra se reunirá com lideranças de comunidades quilombolas, religiosos, e de movimentos negros. Em Alagoas, Luiza Bairros também  irá conceder entrevistas em telejornais.

A assinatura do Termo de Compromisso é mais uma etapa de um trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos desde setembro do ano passado.
Seminário

Uma equipe técnica da Seppir esteve em Alagoas e realizou, em parceria com a SEMDH, o Seminário Brasil Quilombola, no qual foram discutidas todas as ações que poderiam ser desenvolvidas com a ajuda da Seppir. O seminário foi dividido em três ações: acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida; desenvolvimento local e inclusão produtiva; e direitos e cidadania.

A partir desses eixos foram levantadas todas as demandas de atuação desses setores e a Secretaria elaborou o plano Agenda Quilombola para o Estado de Alagoas, que foi enviado para o Governo Federal.

A Agenda Brasil Quilombola traduz todas as demandas das 66 comunidades quilombolas de Alagoas, inclusive, elegendo prioridades de acordo com as necessidades de cada localidade.

Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário