sexta-feira, 27 de abril de 2012

Entrega de Premiação, Revista Graciliano, cartilha e vídeo Gira da Tradição e espetáculo “1912: Orações e Vozes”, da Cia. de Dança Maria Emília Clark, nos dias 05 e 06 de maio




A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) realizará no dia 05 de maio o evento de entrega da premiação dos dois projetos selecionados pelo Prêmio de Incentivo Cultural para Comunidades Terreiros, que acontecerá no Teatro Gustavo Leite, a partir das 19h, e que é mais uma ação do projeto Xangô Rezado Alto, que celebra o centenário à memória do conhecido “Quebra de 1912”ocorrido em Maceió.

Também serão lançados a Cartilha da Gira da Tradição, uma pesquisa sobre os saberes tradicionais utilizados e reproduzidos, de acordo com o pertencimento às diferentes linhagens étnicas com as quais se identificam  - Ioruba, Gêge, Nagô, Ketu, Angola entre outras e intercâmbio de saberes entre as diferentes linhagens religiosas; o vídeo Gira da Tradição, que ilustra o pensamento das pessoas que fazem a manutenção da memória e do desenvolvimento das casas religiosas de matriz africana em Maceió; e o número especial da Revista Graciliano, editado pela Imprensa Oficial, que tratará de diversos aspectos do "Quebra de 1912".

Além de tudo isso, o evento contará com a estreia do espetáculo “1912: Orações e Vozes”, da Cia. de Dança Maria Emília Clark que aborda o universo dos Orixás e é baseado no episódio histórico conhecido como “Quebra de 1912” ou “O Quebra dos Xangôs”. O espetáculo também será encenado no dia seguinte, 06 de maio, no mesmo local e horário. Os convites poderão ser retirados, gratuitamente, apenas no dia 06 (domingo) na bilheteria do Teatro Gustavo Leite a partir das 16h.

O prêmio

O Prêmio de Incentivo Cultural para Comunidades Terreiros foi instituído para agraciar dois projetos culturais, inscritos até 20 de abril, com premiação de R$ 6.000,00 (seis mil reais), cada, e é esta premiação que será anunciada no dia 05 de maio.

O espetáculo

 
“1912: Orações e Vozes”, refere-se ao ocorrido em Maceió no dia 1º de fevereiro de 1912. Cem anos depois, os bailarinos contextualizam o estigma da intolerância religiosa aos Orixás, Voduns e Inquices; a história da rota da escravidão em Alagoas e suas repercussões na atualidade.

Vídeo Gira da Tradição

Vídeo documentário de 10 minutos, intitulado “Gira da Tradição”, ilustra o pensamento das pessoas que fazem a manutenção da memória e do desenvolvimento das casas religiosas de matriz africana em Maceió.

Gravado entre 2008 e 2009, junto com um grupo de jovens destas casas religiosas,registra depoimentos e diálogos com aqueles e aquelas que dedicaram suas vidas à religião dos orixás nos bairros periféricos da capital.

Cartilha da Gira da Tradição

Pesquisa sobre os saberes tradicionais utilizados e reproduzidos, de acordo com o pertencimento às diferentes linhagens étnicas com as quais se identificam  - Ioruba, Gêge, Nagô, Ketu, Angola entre outras e intercâmbio de saberes entre as diferentes linhagens religiosas.

 
Lançamento da edição especial sobre o “Quebra de 1912” da Revista Graciliano

Com o intuito de repensar o fato e seus desdobramentos para a cultura local, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, integrante do Sistema Seplande, lança a nova edição da revista Graciliano, totalmente voltada para o tema e para a cultura negra. A revista estará nas bancas no dia 4.

A publicação traz uma entrevista com o antropólogo, professor e pesquisador Ulisses Neves, autor de uma tese de doutorado sobre o episódio. Uma reportagem especial da jornalista Vitória Alcântara lança nova luz sobre o Quebra, investigando as verdadeiras razões do evento ocorrido em 1912 e que envolve o ex-governador Euclides Malta e seus opositores.

Além do tema principal, a revista aborda também outros aspectos da cultura negra em Alagoas como a religião, a música e a culinária. Ilustrações de orixás e entidades do designer Weber Bagetti acompanham matéria sobre as duas principais religiões afro-brasileiras em Alagoas: candomblé e umbanda. A fotógrafa Larissa Fontes assina o ensaio visual com imagens dos cultos e festas nos terreiros. Além disso, o culto islâmico de negros em Penedo – conhecidos como malês – é tema de reportagem do jornalista Rafhael Barbosa. A revista traz ainda reportagem de Acássia Deliê sobre uma pesquisa de mapeamento dos terreiros em Maceió e matéria que trata da importância das ervas para os cultos afro.

Na seção Documenta, a edição traz reproduções de matérias do Jornal de Alagoas, publicadas em 1912, que demonstram como a intolerância religiosa e o preconceito racial eram disseminados através da imprensa.

A Graciliano traz ainda reportagem sobre a Coleção Perseverança, do museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), e dois artigos: o primeiro, assinado por Caroline Gusmão, aborda a obra do artista alagoano José Zumba. O outro, do antropólogo Raul Lody, explica a influência da culinária africana no Brasil e sua relação com as religiões.

Revista Graciliano nº 12 (mar/abr 2012)
Preço: R$ 8,00
Onde encontrar: veja pontos de venda no blog da revista (www.imprensaoficial.al/blog)
Mais informações: 0800 095 8355 ou através do e-mail atendimento@imprensaoficial.al

Serviço:
Dia 05 de maio

19h
-Prêmio de Incentivo Cultural para Comunidades Terreiros,
-Lançamento da Revista Graciliano,
-Lançamento da Cartilha e Vídeo Gira da Tradição
-Espetáculo “1912: Orações e Vozes”, da Cia. de Dança Maria Emília Clark
Teatro Gustavo Leite (Centro Cultural e de Exposições de Maceió Ruth Cardoso)

Dia 06 de maio
19h
Espetáculo “1912: Orações e Vozes”, da Cia. de Dança Maria Emília Clark
Teatro Gustavo Leite (Centro Cultural e de Exposições de Maceió Ruth Cardoso)
Os convites são gratuitos e serão distribuídos apenas no dia 06 (domingo), a partir das 16h na entrada do Centro de convenções.
Informações: (82) 3315- 7892
xangorezadoalto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário