quinta-feira, 15 de março de 2012

Alagoas sedia seminário sobre igualdade racial

Para celebrar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, que ocorre no dia 21 de março, o Projeto Raízes da África realiza o “X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas”. O evento acontece em Maceió, de 19 a 21 de março, com debates, palestras, exposição fotográfica e apresentações artísticas.


O objetivo do encontro é fortalecer a integração da comunidade negra e incentivar diálogos sobre a promoção de políticas públicas para a igualdade racial, através de uma análise sobre o racismo e suas ideologias subjacentes, simbólicas e estruturais. Realizado no estado do Quilombo dos Palmares, expressão máxima das lutas históricas pela emancipação negro-africana no Brasil, o projeto parte das impressões e expressões de países das Américas, sobre a capilaridade das políticas de direitos humanos, visando a afirmação e consolidação dos direitos civis e sociais das diversidades de grupos étnicos, enfatizando as populações afro descendentes e sob a ótica de gênero, ressignificando o papel do estado, como principal condutor político para garantir e executar essas práticas.


O Seminário aproveita a data comemorativa e o tema escolhido, para homenagear o estadista negro Abdias Nascimento, cuja trajetória foi marcada pela forte atuação na luta pela inclusão dos direitos dos afro descendentes brasileiros, além de ter sido responsável pela instituição da Comissão do Centenário da Abolição e por seu desdobramento na Fundação Palmares.


O encontro conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, Ministério de Educação, Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Cultura e Centro Universitário-CESMAC. A programação completa pode ser acessada pelo site oficial do projeto: http://cadaminuto.com.br/blog/raizes-da-africa.
As inscrições devem ser feitas pelo email raizesdeafricas@gmail.com. Maiores informações pelos telefones (82) (82)8827-3656 e 3231-4201.


Serviço:
X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas
Dia 19- Teatro Abelardo Lopes/SESI- Galeria Arte Center. Av. Antônio Gouveia, 1113- Pajuçara/Maceió, AL.
Dia 21- Auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.
Inscrições: raizesdeafricas@gmail.com
Informações: (82)8827-3656/3231-4201

Nenhum comentário:

Postar um comentário